O Rolls Royce de Baden Powell
- Os presentes do Jamboree de 1929
- O simbolo Escoteiro da Paz
BP é presenteado com o veículo Rolls Royce e auto-caravana, em 1929 no Jamboree Mundial
O ano de 1929 foi um ano muito especial para os escoteiros, celebravam-se 21 anos do escotismo, as comemorações decorreram durante o 3.º Jamboree Mundial, realizado em Arrowe Park nos arredores de Liverpool.
Antes do Jamboree, Christian Holm, o presidente da Associação dos Escoteiros da Dinamarca, escreveu a todas as associações escotistas, que estariam presentes naquele Jamboree, sugerindo que cada escoteiro doasse um "tostão", ou o equivalente na sua própria moeda, para que o movimento escotista pudesse presentear Baden Powell, na celebração dos 21 anos do escotismo.
Então o deputado Christian Holm, em contacto com a esposa de BP, Olave Baden Powell, pediu ideias para o presente.
Na apresentação do carro, Baden Powell comentou:
"quando ela me perguntou o que eu queria, eu disse nada, sou o homem mais rico do mundo, pois creio que o homem mais rico do mundo não é o homem que tem mais dinheiro, mas o homem que menos dinheiro deseja. A minha esposa pressionou-me ainda mais e disse que eu devia desejar algo. Pensando novamente eu disse: "Oh, sim um par de braçadeiras!"
Lady Baden Powell não desistiu facilmente, e finalmente, BP disse que um automóvel novo seria muito agradável, uma vez que o antigo estava com problemas (avariou duas vezes durante o Jamboree e teve de ser rebocado para casa).
Em agradecimento aos escoteiros Baden Powell disse:
"Eu não sei como agradecer-vos por aquilo que vocês tem feito por mim. Eu não me sinto merecedor dos muitos presentes e honrarias que choveram sobre mim durante os últimos dias e agora, nivelando estes maravilhosos presentes que representam o dom dos meninos de cada povo em todas as partes do mundo, eu aceito-o com a sensação de algo em forma de agradecimento, maior do que posso expressar."
No encerramento do Jamboree, Baden Powell falou sobre o carro novo:
"vai permitir-me a fazer mais do que eu tinha feito para os escoteiros, e eu sou gratíssimo por isso.".Mas a mensagem mais impressionante daquele Jamboree foi quando BP enterrou um machado que simbolizava a guerra, ou seja, simbolicamente BP enterrou a guerra e mostrou o símbolo do 3.º Jamboree Mundial dizendo: "De agora em diante, o Símbolo Escotista da Paz será a Flecha Dourada, para que todos conheçam a nossa Fraternidade Universal".
Flecha Dourada Símbolo Escotista da Paz
O presente era um Rolls Royce e uma auto-caravana, assim como um cheque entregue por David Jagger. O carro ganhou o apelido de "JAM ROLL", porque era o Rolls Royce apresentado no Jamboree, e a auto-caravana foi apelidada de Eccles. Eccles era o nome do fabricante, mas também era o nome de uma fruta, com que se recheavam bolos e tortas em Inglaterra.
Jam Roll também é a tradução literal de rocambole de geléia, isto como piada corrente no Jamboree: "O rocambole de geléia, rebocava um bolo de Eccles (framboesa)".
O carro foi entregue na data acordada, a10 de Agosto de 1929, apenas 50 dias depois de receberem o chassis e a ordem da Rolls Royce.
Certamente a característica principal e mais famosa dos Rolls Royce são o radiador e a sua tampa ornamentada com o "Spirit of Ecstasy" (foto abaixo à direita), conhecido popularmente com "flying lady". Entretanto, para um veículo tão especial, foi fabricado para a ornamentação do radiador a "flor de lis" símbolo máximo do Movimento Escotista com a inscrição "be prepared" (foto abaixo à esquerda), cuja tradução literal seria "Estar Preparado" ou “Sempre Pronto”.
O "Jam Roll", doado pelos escoteiros, foi visto em muitos eventos escotistas de 1929 até o final da década de 30, também foi muito utilizado pela família de BP para viagens e outros passeios. Era facilmente reconhecido, pelo ornamento da "flor de liz escutista" e pela sua cor "verde escuteira", pois os demais RR. eram fabricados na cor preta.
Quando BP imigrou, em 1938, doou-o para o Giwell Park.
Olave Baden Powell, vendeu o Jam Roll, em 1945, e este passou por outros nove proprietários, até que Ben Grew trouxe o carro em 1986, quando este contava com 53.000 milhas no seu conta-quilómetros.
Actualmente o carro foi totalmente restaurado segundo os padrões da época e está guardado em Gilwell Park, exactamente como BP o recebeu carinhosamente dos escoteiros.
No ano do centenário do Escotismo, 2007, os escoteiros puderam novamente ver o "Jam Roll Eccles Cake", pois foi cuidadosamente exposto nas comemorações.
Só não percebo porque escrevem "escutista" e "escuteira" com "U"....
ResponderExcluir