quarta-feira, 7 de abril de 2010

Divisões de um Grupo

Divisões
- Cada divisão, (Alcateia, Tribo de Escoteiros, Tribo de Exploradores e Clã), tem um plano trimestral de actividades que propiciam o desenvolvimento dos jovens em grupo e individualmente.
- Os escoteiros que estão englobados nas 4 divisões têm idades compreendidas entre os 6 e os 21 anos. Têm actividades adequadas às suas idades, como por exemplo, acampamentos, passeios, rappel, slide, concursos de culinária, jogos, canoagem, caminhadas e muitas mais. A formação escotista está sempre presente.


- Alcateia
A Alcateia é a divisão dos mais novos. É constituída por crianças dos 7 aos 10 anos. A estas crianças dá-se o nome de Lobitos, pois a mística desta divisão é a Selva segundo a História da Selva, que conta a vida duma criança criada com os lobos, baseada no Livro da Selva de Rudyard Kipling. Os Lobitos dividem-se por bandos mistos, podendo haver no máximo 4 bandos com as seguintes cores: Ruivo, Castanho, Branco, Preto e Cinzento. Cada bando pode ter entre 4 e 8 Lobitos (recomendado 6).
Tendo cada bando um Guia e um Sub-guia. Existe ainda o Guia de Alcateia que é o Guia mais experiente, normalmente é o mais velho e com mais formação, este ajuda todos os Lobitos nas suas tarefas.


- Tribo de Escoteiros
A Tribo Escoteiros é constituída por jovens dos 10 aos 13 anos (Escoteiros). Vive segundo a mística da aventura, tendo como pano de fundo as Tribos Indígenas. A Tribo Escoteiros pode ter no máximo 5 patrulhas, e estas têm um nome de um animal, e em cada uma delas 6 a 8 elementos.
Cada Patrulha tem um Guia e um Sub-guia, e também vários cargos, como Secretário (escreve as actas das reuniões de Patrulha, faz os relatórios), Tesoureiro (gere o dinheiro da Patrulha), Guarda-material (verifica e mantêm o material de Patrulha em condições de se utilizado), etc. Deste modo, os jovens aprendem a ser responsáveis e são imprescindíveis ao bom funcionamento da sua Patrulha.


- Tribo de Exploradores
A Tribo Exploradores é constituída por jovens dos 13 aos 17 anos (Exploradores). Vive segundo a mística do projecto, tendo como pano de fundo os Povos Exploradores. A Tribo Exploradores pode ter no máximo 5 patrulhas, cada uma delas com o nome de um animal e com 6 a 8 elementos.
Segundo o Sistema de Patrulhas cada elemento ocupa um cargo sob a sua responsabilidade. Existe o Guia que coordena e orienta e o Sub-guia que o ajuda na tarefa, assim como o Secretário responsável pela burocracia, o Tesoureiro pelo dinheiro, o Guarda-material pelo bom estado do material, e ainda outros cargos. Deste modo, os jovens aprendem a ser responsáveis e a tornar-se parte activa no funcionamento da Patrulha. Nesta divisão, as Patrulhas têm mais autonomia para elaborar actividades de Patrulha e de Tribo tendo assim a oportunidade de participar em actividades mais arrojadas.


- ClãO Clã é constituído por jovens dos 17 aos 21 anos (Caminheiros). A mística de todos os Clãs é o Caminho. Na fase em que estes jovens se encontram (entrada para a universidade, procura de emprego, etc), as escolhas que têm de fazer são muito importantes e vão influenciar a sua vida futura. Assim, cada Caminheiro deve esforçar-se por encontrar o seu próprio Caminho.
Para além das suas actividades e da sua formação, os elementos do Clã também ajudam as outras divisões de maneira a prepararem-se para um dia ascenderem à Chefia.

Este trabalho de perquisa, foi realizado pelo Escoteiro-Chefe de Grupo, António Jorge Barros Cardoso, do Grupo 230 de Caxias, da Associação dos Escoteiros de Portugal.